Correio Popular Notícia



Confúcio visita sistema agroecológico de recuperação de áreas degradadas

Data da notícia: 10/05/2012
Foto:

[IMG]http://www.correiopopular.net/LKN/Minhas Imagens/20120511-21.jpg[/IMG] (Da Redação) O resultado da recuperação de áreas degradadas por meio de técnicas agroecológicas foi mostrado no início da tarde desta quarta-feira (9) ao governador Confúcio Moura, pelo secretário-adjunto da Agricultura, Antonio Deusemínio de Almeida, durante a I Jornada Agroecológica, ação desenvolvida pelo governo através do projeto Rondônia Mais Verde.
O projeto prevê a recuperação de áreas degradadas, pastagens ou não, com um chamado coquetel de leguminosas e demais espécies como feijão de porco, mucunã preta, girassol, feijão guandu, mamona e milho. As leguminosas captam nitrogênio no ar e fixam-no no solo, corrigindo acidez. Além disso, são incorporadas ao solo, produzindo biomassa que deixa a terra adubada, sem utilização de produtos químicos. A experiência mostrada ao governador foi na Fazendinha, entre Ouro Preto do Oeste e Ji-Paraná, onde há 20 anos vem sendo desenvolvido um projeto de recuperação ambiental. Antes disso, funcionou no local uma pedreira que deixou um enorme passivo ambiental, com áreas degradadas e amplo desflorestamento.
A técnica agroflorestal adotada por Deusemínio de Almeida e seus sócios, foi a da integração de atividades produtivas. No local, mantém 2.500 galinhas, apicultura, ovinocultura, suinocultura, piscicultura, reflorestamento, faz compostagem e ainda produz biofertilizante com soro de leite, caldo de cana e esterco verde. Cada cinco mil litros de biofertilizante podem ser misturados a 50 mil litros de água.

JORNADA - Durante a I Jornada Agroecológica que termina hoje (11), cerca de 700 jovens estudantes de escolas famílias agrícolas (EFAs) de Ji-Paraná, Ouro Preto, Jorge Teixeira, Theobroma e Vale do Anari, conhecerão as técnicas desenvolvidas no local. O secretário de Estado da Agricultura, Anselmo de Jesus, disse que o governo está empenhado em preparar gente para trabalhar no campo. ?Não se trata de obrigar as pessoas a viver na roça, mas sim, de dar as condições necessárias para estudar e aprender a produzir com novas tecnologias.
O governador Confúcio Moura lembrou que a recuperação de áreas degradadas tem sido tema de ações desde o início de seu governo, como forma de duplicar ou até triplicar a produção de alimentos. Moura elogiou o sistema de recuperação por meio do coquetel de leguminosas e disse que é o modelo ideal para as pequenas propriedades. Ao final da solenidade, o governador plantou uma muda de fruta pão, numa área onde está sendo cultivado um quintal agroecológico com cana-de-açucar, banana, limão e laranja. Com informações da Assessoria/Governo.

Fonte:






Noticia vista 1597 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.